2 caminhos e 1 escolha

domingo, 23 de outubro de 2011



Porta larga, um estilo de vida fácil

Lembremos o que Jesus disse em Mateus 7.13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela”

Esta linguagem metafórica  e este simbolismo usado pelo Mestre assinalam  o estilo de vida de quem escolheu uma vida de prazeres mudanos. Entre tantas outras, são estas as atitudes que marcam a vida de quem preferiu entrar pela porta larga: viver no pecado, amar o mundo, considerar Deus apenas um detalhe  e estabelecer a sua própria escala de valores espirituais.
Pecar é trangredir as normas estabelicidas por Deus. É errar o alvo, desobedecer e infringir  ás leis do criador- o que implica dívida, em aramaico chobâ.
Mas, o que é pecado no sentindo prático? O que é pecado no dia-a-dia de uma pessoa? Você pode está se perguntando. Para responder esta pergunta, citemos a carta do apóstolo Paulo aos Gálatas 5.19-21.

          "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”

As obras da carne

Analisemos alguns desses pecados relacionados nos dois versículos citados. Essas obras da carne  caracterizam  um estilo de vida pecaminoso de quem escolheu a porta larga.

          Prostiuição, a primeira palavra  aparece no texto original, em grego, é pornéia, e faz refÊrencia a todos os pecados da área sexual, entre  os quais destacamos o adutério, que envolve relacionamentos extraconjugais entre pessoas solteiras e casadas , ou entre casadas, e a fornicação, praticada por solteiros.

A lascívia, terceira palavra citada no texto de Paulo, significa uma sensualidade exarcebada, libidinosa, desregrada, que leva uma pessoa a viver em função do sexo. Grande parte da sociedade adota esse príncipio que caracteriza a porta larga e o estilo de vida fácil.

O texto ainda fala de impureza, a qual contamina a alma e o corpo pelas práticas mundana, e de bebedices, glutonarias   e coisas semelhantes a estas, como o alcoolismo e o vício das drogas.

              Já a palavra idolatria, no texto , não faz referÊncia apenas à adoração de imagens, mas ao sentimento de amor ou paixão por alguém ou alguma coisa que ocupa o lugar de Deus no coração do ser humano. Há pessoas que idolatram seu cônjuge ou seus filhos, e outras obcecados pelo carro ou por um time de furebol.

A idolatria, disfarçada de egoísmo, egolatria ou avareza, é um epcado muito comum na vida moderna, marcada por distorções nos valores e nos relacionamentos humanos. O ser humanos, escravizado pela idolatria dos bens de consumo , inverte suas prioridades ao valorizar mais os bens materiais do que as pessoias, e mais as coisas transitórias do que   as eternas, desprezando Deus, a santidade da vida, os valores morais e espirituais.

“E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.”Marcos 12.29,30

       Continuemos a analisar as obras da carne descrita em Gálatas 5.19-21. Feitiçaria, o quinto pecado citado no texto, é expressamente proibido por Deus em Deut. 18.9-13, envolve surpertições, o ocultismo e até rebelião, pois como é lembrado em 1 Samuel 15:23

A rebelião é como pecado de feitiçaria.
            PorfiaS, o sétimo pecado citado em gáltas 5.19-22, faz refêrencia às discurssões descabidas, contendas, rivalidades, teimosia,obstinações, é uma das estratégias satânicas para descaminhar a Igreja. Semear contendas, porfiar é um pecado que o senhor abomina(prov 6.16-19). O corpo de Cristo muito tem sofrido com as discursões desnecessária e brigas pessoais. Sendo assim, em vez de contenda, procure paz com o próximo, dando provas de amor e caridade, conforme manda a Biblía,sabendo que o Senhor aprensentou dois caminhos: o caminho estreito leva á vida eterna; e o caminho largo, à perdição eterna E propôs uma escolha.

As guerras e pelejas originaram-se dos deleites, conforme escreveu tiago 4.1

             Queridos, duas pessoas não andarão juntas se estiverem em desarcordo. Por isso que o inferno tenta enfraquecer o Corpo de Cristo,semeando discórdia entre os irmãos. Porém, tão certo como o nascer do sol, a Igreja invisível,edificada na Rocha eterna, há de vencer as hostes espirituais da maldade.

            Já as emulações significa rivalidades. O homem dominado  por este pecado peleja para se igualar ou superar o próximo em toas ás areas. Motivado pela ambição perniciosa, costuma competir pleos melhores lugares, estimulando a concorrÊncia.

A inveja também citada entre as obras da carne, em Galátas 5.19-21, é geralmente acompanhada por um sentimento de desgosto ou pesar pelo bem e felicidade alheia.

Jesus disse em Mateus 7.14 ‘E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”

A porta é estreita, o caminho apertado, e poucos são os que encontram esse caminho que conduz à vida. Em outras palavras, a porta que leva ao céu e às bençãos espirituais está aberta para quem quiser entrar. Contudo, poucos entram por ela, porque ela é estreita e requer daqueles que a ultrapassem renúcia quanto ao estilo de vida mundano e obedoÊncia a Deus, para alcançar a salvação em Crsito.
Sendo assim, queremos destacar pelo menos duas atitues que deve ter quem escolheu entrar pela porta estreita: renuciar a si mesmo seguir Jesus.

Primeira atitude : renuciar a si mesmo

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”lucas 9.23

Renuciar a nós mesmos é renuciar o que atrai a nossa natureza com mais veemência, levando-nos a pecar. Este mundo tem muita coisa que atrai a nossa natureza. Então, se desejamos seguir Cristo pelo caminho apertado,devemos estar dispostos a renuciar a nós memso ,às solicitudes da nossa carne e à nossa vã maneira de viver.

Você quer passar pela porta estreita? Renucie a si mesmo. Isto implica dizer NÃO aos desejos que levam à morte espiritual e as obras da carne!

Muitos são enganados com um evangelho de “facilidade,de moleza”. Eles constumam aconselhar: ”não se preocupe irmão, vocÊ é novo convertido e não há problema algum em continuar com nesse tipo de trabalho ou prática ílicita”. Isso é banalizar o evangelho. Se nos deixarmos levar por nossa natureza carnal, acabaremos não renunciano a nada.

O que é renúcia? Em termos bíblicos, é abdicar de nossa vontade em prol da vontade de Deus, que é boa,perfeita e agradável. A renúcia  verdadeira nasce do coração do homem; é uma decisão individual, geralmente  motivada pela necessidade de  algo superior, capaz de preencher o vazio da alma humana. É o resultado de um arrependimento sincero, e resulta na decisão de mudar de estilo de vida.

Um evangelho sem renúcia e mudança de vida, que permita à pessoa continuar no mesmo estilo de vida dissoluta e cheia de pecado, não é o evangelho de Jesus Cristo; é o da porta larga. Evangelho de verdade é o da porta estreita e do caminho apertado, que conduz à vida eterna e a vitória. Sendo assim, fuja da porta larga!
É claro que renuciar asi mesmo e viver para Cristo não implica viver fora do mundo  nem deixar de relacionar-se com as pessoas. Se assim fosse, conforme argumentou Paulo com os cristãos de Corinto, seria necessário sair do mundo( 1 co 5.10).

Cristo , o caminho verdadeiro

Em suas últimas instrunções aos díscípulos, em joão 14.6,7,9, vemos as veementes palavras de nosso Senhor Jesus Cristo aos díscipulos, em resposta a Tomé, que disse não saber o caminho para Deus:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?


Segunda atitude: seguir a Jesus

          Lucas:9.23”E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.”
De acordo com essetexto, para seguirmos Jesus, temos de submeter-nos a três condições: negarmos a nós mesmostomarmos a nossa cruz e acompanharmos o Mestre.

Tomar a sua Cruz

De acordo com lucas 9.23 a segunda condição para seguir a Jesus , a qual serve de parâmentro para quem escolheu seguir pela porta estreita, é tomar a cruz.
Jesus tomou a Sua cruz, símbolo de vergonha e instrumento de execução para os condenados,carregando-a até o fim.
Os malfeitores carregavamsua própria cruz até o local da execução e nela eram pregados, para que fosse executada a setença de morte estabelecida pelas autoridades da Roma antiga. No suplício da cruz, o malfeitor testemunhava a sua derrota e levava sobre si avergonha diante de toda a nação.
O cristão, como o Mestre, deve carregar a sua cruz até o fim. Nossa cruz implica renúcia aos nossos interesses pessoais e sofrimento para que a vontade de Deus seja cumprida em nossa vida.
Sendo assim, a cruz representa a humilhação, o sofrimento, a morte do velho eu, mas também a condição de renascimento para uma nova vida. Na cruz, morreremos em Cristo e ressuscitamos com  Ele em novidade de vida.
As quatro direções para onde a cruz aponta representam(verticalmente)a união plano celestial ao terrestre e (horizontal) a universidade da salvação, quebrando as barreiras que separava m (espiritualmente) judeus e gentios, escravos e livres, homens e mulheres (ver gálatas 3.28).

Seguir a Jesus

Seguir Jesus é aceitá-lo como único e suficiente Salvador da nossa vida, arrepender-nos de nossos pecados e deixarmos que o poder do evangelho nos tranforme. É termos uma conduta de vida diferenciada. Isto implica entrar pela porta estreita, e seguir o Mestre pelo caminho apertado que conduz à vida eterna.

Resultado do estilo de vida da Porta Larga

Qual é o fim desse estilo de vida? A morte , pois como lembrou Jesus: mt 7:13” Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;”.
Esse  tipo de vida que  grande parte da nossa sociedade vie leva á perdição. E você sabe qual é o fim da perdição? O inferno, a morte eterna da alma e do espírito, a segunda morte. Este é o destino dos ímpios: os ímpios serão lançados no inferno e todas as nações que esquecem de Deus(Salmos 9.17). Porque o sálario do pecado é a morte(Romanos 6.23).
Segundo o Dicionário de Teologia Biblíca de Johanne B. Bauer, este texto fala de morte eterna. Perdição não pe nada mais do que o próprio inferno. A Palavra inferno vem do latim infernus, inferior, que fica embaixo.
É o nome dado ao lugar de castigo onde serão lançados os condenados, o diabo e seus demônios.
 Apocalipse: 20.10 “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.”
No novo testamento, o termo usado em grego é hades, também chamado de geena(marcos 9.43).
É um lugar onde os condenados à morte eterna serão atormentados pelo fogo.

           Atente para que o ápostolo disse em 2 Pedro 2,17: Estes (os ímpios) são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva.
Este texto fala sobre um lugar de densas trevas, uma das coisas mais terríveis para o ser humano.
O índividuo vai sofrersozinho, sem nínguem para ajudá-lo, sem sentir a presença graciosa de Deus.Antes, vai ouvir urros, gritos e gemidos terríveis de demõnios.
A alma do homem pecador lançada no inferno terá plena consciênciade sua existência, e saberá por que fi lançada naquele lugar tenebroso e de tormento.

             Jesus revelou que o inferno é um lugar de pranto e ranger de dentes(mateus 25.30)

             Meus queridos, Deus é misericórdioso e não quer que ninguém se perca, por isso designou Moíses e os profetas para anunciarem ao Mundo a lei divina  e o Salvador da humanidade.
Secúlos depois, o próprio Messias, o Filho de Deus, o Verbo encarnado, manifestou-se à humanidade. Contudo, muitos a não dar ouvidos. Preferem o caminho de morte. Eles não poderão culpar Deus por suas escolhas. O Senhor respeita o livre-arbítrio do homem.” De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”.Romanos 14.12

Resultado do estilo de vida da Porta estreita

            A porta estreita, o caminho é apertado, e pouca gente escolhe seguir por ele, pois uma vida de santidade,diferente do mundo. Mas este caminho conduz a vida Etena, com direito ao um novo céu e uma nova terra, onde não haverá mais morte,nem pranto,nem clamor,nem dor,porque já as primeiras coisas são passadas(apocalipse 21.1,4).
Neste texto , lemos que no céu não haverá mais morte,nem dor,nem clamor. Pelos séculos di séculos, você estará com Cristo em glória e viverá em gozo na presença de Deus.
       No último dia, você terá de prestar contas a Deus das escolhas que fez. Ele colocou à disposição do homem 2 caminhos: um estreito, com destino ao céu; e outro largo, com destino ao inferno. Qual porta você deseja entrar? Faça sua escolha.

Optemos,pela porta estreita, pelo caminho apertado, voltando ao primeiro amor e obedecendo aos mandamentos da Bíblia Sagrada.somente assim teremos o direito ao fruto da àrvore da Vida,que Cristou prometeu aos Vencedores(apocalipse 2.7).amém!

Deus abençoe,

Fabiana Matos
@eternoproposito

0 comentários:

Postar um comentário