O que devo fazer?

terça-feira, 1 de novembro de 2011

       



       Nossa vida é marcada por nossas escolhas, mas é importante que saibamos escolher certo, decidindo apenas quando nossos olhos estiverem abertos, enquanto não estivermos  paz de Cristo,não podemos tomar decisões,porque ela é árbitro em nosso coração.(colossenses 3.15).
Muitos transferem de forma passiva, suas decisões pra outras pessoas, até que querem que Deus, tome suas decisões por elas. Mas Deus vai dirigi-lo plantando a semente da Palavra no seu coração, guiando-o com sua nuvem, mas a decisão é você quem terá de tomar.
Pois você foi chamado para ser um (a) líder, antes de liderar a sua família, sua célula,sua igreja,sua equipe de trabalho, Lidere você, primeiro!!!

       Como líder, você precisa estar ciente de que as situações mais difíceis poderão transformá-lo em herói ou vilão. Os ex primeiro ministro britânico Winston Churchill declarou:

“Chega um momento singular na vida de cada um quando, em linguagem figurada, alguém bate no seu ombro e oferece uma oportunidade de fazer algo muito especial que só você pode fazer e tem tudo a ver com seus talentos. É uma tragédia quando esse momento chega e pega a pessoa despreparada ou incapaz de fazer aquilo que poderia ser decisivo em sua vida.”

         Um dos segredos para se preparar para a chegada desses momentos decisivo, é saber tomar decisões difíceis nos poucos minutos  que as precedem. Você precisa se prontificar    a fazer as coisas mais simples, as mais difíceis e as inusitadas também. Elas servirão como preparação para quando as decisões mais difíceis surgirem. Se você não  demonstra disposição de cuidar das pequenas dificuldades, não espere se capaz de encarar as grandes. Mas se você se sair bem com os problemas menores, conseguirá se destacar quando aparecerem os grandes desafios. È nessas horas que sua reputação se estabelece.

        Vejamos exemplos personagens  Bíblicos, e a suas  tomadas de decisões,e analisamos também,se suas escolhas foram boas ou ruins.e quais foram o resultados:

1.Pedro:
 O que fez: Negou a Jesus, declarando Três vezes que não O conhecia.  Tomada de decisão: Foi ao jardim do Getsêmani orar e chorar amargamente, pedindo perdão a Deus.
Judas:O que fez: Traiu a Jesus, vendendo-o por trinta moedas de prata,sua  Decisão: Foi enforcar-se
2.José: O que fez: Sempre foi fiel a Deus; Decisão: Não pecou ao fugir do assédio da mulher de Potifar, declarando: “Como posso pecar contra meu Deus?”
3Abel: O que fez: Obedeceu e fez a vontade de Deus; Decisão: Ofereceu um sacrifício como Deus havia pedido
4Caim
O que fez: A sua própria vontade e não a de Deus. Ofereceu frutas em vez de um cordeiro como Deus havia ordenado. Decisão: Matou seu irmão Abel.
5.Abraão
O que fez: Foi obediente a Deus. Decisão: Saiu de sua casa, do convívio dos parentes idólatras e foi para uma terra que não sabia onde era. Em outra ocasião.
6.Ló: O que fez: Acompanhou seu tio Abraão.Decisão: Quando apareceu a oportunidade, escolheu as melhores terras. Foi morar nas planícies de Sodoma até finalmente residir dentro dela.
7.Josué e Calebe
O que fez: Espiaram a terra de Canaã de acordo com os planos de Moisés.Decisão: Prestaram um relatório otimista e estimularam o povo a conquistar a terra sob as ordens e a proteção de Deus.
8.Os 10 espias
O que fez: Espiaram a terra de Canaã de acordo com os planos de Moisés ;Decisão: Prestaram um relatório pessimista. Desanimaram o povo declarando que não conseguiriam vencer os cananitas.

Compare as conseqüências das decisões tomadas por esses personagens da Bíblia. 


Judas - Pedro

Ambos foram traidores só que um se arrependeu e outro foi enforcar-se...




Caim - Abel

Abel decidiu obedecer a Deus oferecendo em sacrifício um cordeiro. Caim, decidiu oferecer frutos da terra. Tornou-se assassino de seu irmão...



Abraão - Ló

Abraão decidiu habitar a região montanhosa enquanto Ló as férteis Campinas de Sodoma. Perdeu tudo o que possuía...



Josué e Calebe e os 10 espias;

Optar pela confiança em Deus enquanto os 10 espias perderam a fé. Os dois são conhecidos os 10 ignorados.



         Nossa vida é feita de decisões. Podemos chamá-las de decisões "decisivas" ou decisões simples. O primeiro grupo compõe-se das decisões que podem ter conseqüências ex. em que colégio vou estudar, qual o curso,com quem devo me casar,devo aceitar o trabalho,adquirir aquele imóvel etc... e o segundo grupo são as decisões que temos que tomar por opçãosimplesmente ex. comer arroz e feijão ou macarrão,qual livro devo ler etc.


Para termos tranqüilidade ao tomar decisões "decisivas", devemos consultar a palavra de Deus, a vontade de Deus(Porque ,assim como os céus são mais altos do que a terra,assim,são os meus caminhos,mais altos que s  vossos  caminhos,e meus pensamentos,mais altos que os seus pensamentos.Eu é que sei que pensamento tenho a vosso respeito,diz o Senhor;pensamentos de paz e não de mal,para vos dar o fim que desejais.”Isaias55.9; Jeremias 29.11) aos nossos pais(eles tem autoridades  em nossas vidas), aos amigos confiáveis e então tomar a decisão.

 Nunca podemos tomar esse tipo de decisão baseados sentimentos, acredite, o emocional é algo sério, ás vezes a outra parte não está comprometida o quanto você estar,e ai você além de ficar frustrado(a),pode ficar marcado pra sempre.Tem pessoas que não são  comprometidas nem com Deus e nem com elas mesmos,e querem brincar com sentimentos,de outros,elas nem sabe o que querem,se fossemos perguntar,qual foi sua decisão,ela dirá,tem vários(as) alternativas,estou atirando pra tudo que é lado,o que der certo,ou colar,ta bom pra mim.Queridos(as)cuidado,com essas pessoas!!!Pessoas que não priorizam o Reino de Deus e nem a vocês, não gaste seu valioso tempo com elas.isso é um termômetro,cuidado!
Se você não está pronto para liderar você mesmo, não aceite nada, por impulso, vale mais, sua zona de conforto, por estar aprendendo a se conhecer, ou esperando o momento certo para priorizar, do que ser um empreendedor, servo imprudente.Não aceite nenhum cargo na Igreja,um serviço a mais no seu  trabalho,se não for para  executá-lo  com excelência.pois o Povo de Deus,tem que dar exemplo,começar e terminar,e não deixar pela metade,sabemos que estamos na era da Pós modernidade século xxI ,tecnologia avançada,globalização,e tudo isso ,deveria  facilitar o nosso dia-a-dia. Ao contrário disso, infelizmente presenciamos pessoas,exaustas,estressadas,depressivas,cansadas,pois parece que 24h ao dia não é suficiente.Você se enquadra nisso?Qual é a resposta de Deus pra esse seu problema,ou de pessoas que você conhece?

No primeiro capitulo de Gênesis,Deus nos da uma aula de prioridades,Ele fez a Terra em 6 dias e no último dia,simplesmente descansou,precisamos desenvolvermos hábitos de planejar,seja ela :familiar,profissional,ministerial,ou vida pessoal,devemos realizar tarefas por completa,e não pela metade,e aprender dizer não,sermos sinceros,honestos,verdeiros.Pois como diz  uma ádagio"mais vale um pássaro na mão do que dois voandos"Por.obséquio! seja sábio(a)

Irmãos, devemos tirar tempo para o senhor; espiritual (ler a Palavra,orar,ir para casa de Deus), pra nós mesmos: cuidar do físico(praticar qualquer atividade física),mental(fazer curso,pra nos capacitar,adquirirmos conhecimento e aperfeiçoar nossas habilidades.)é o famoso CHA(conhecimento habilidade e atitude)Familiar(todo mundo gosta de lazer,momentos de alegrias e ternura,faz bem pra alma).

Viva um dia de cada vez,pois basta o seu dia o seu mal.Acorde cedo,compre uma agenda,planeje o seu dia,estabeleça suas metas,e caso não consiga atingir todas elas,termine no outro dia.o importante é executar cada tarefa,de forma completa.Comece hoje a pensar ,quais são seus objetivos,ex:o que quero fazer nos próximos 6 meses de 2012?Peça o Espírito Santo para te instruir, na realização do seu planejamento. Ele vai te ajudar!

A minha oração,é que Deus venha cuidar de ti,e te  iluminar os seus pensamentos,e abrir o seus olhos espirituais,para que você venha ter excelentes escolhas, e o desejo do meu coração,é que você seja FELIZ!


Amém,
graça e paz

Fabiana Matos
@eternoproposito

0 comentários:

Postar um comentário