A diferença entre o amor,a paixão e a obsessão

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Sabe aquele sentimento  que  chega de mansinho ,um sorriso pra cá ,a mão que gela ao tocar na mão da pessoa amada.o coração  que a acelera só em pensar  no nome da pessoa .A cada encontro é algo inexplicável.E quando chega um sms(torpedo) no celular os olhos vibram.(risos). Não é verdade?Sabe qual sentimento que estamos falando?Isso mesmo estamos falando do amor. O Amor que une duas pessoas.Não planejamos gostar da outra,apenas acontece.Amor que trás cura,vida,paz que faz duas pessoas decidirem o casamento e viverem junto
as para sempre.
Hoje vamos falar além do amor de outros sentimentos também.
Você sabe qual a diferença entre a paixão,o amor e a obsessão(amor doentio)?

Paixão:
A paixão é uma fase interessante,trás alegria,euforia porém pode trazer dor.
A dor devido a confusão que é sentida pela outra pessoa quando algo não é correspondido; 
Paixão de acordo com o dicionário:
"A paixão(do verbo latino, patior, que significa sofrer ou suportar uma situação difícil) é uma emoção de ampliação quase patológica. O acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde parcialmente a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio."A paixão é saudável até que ponto?Sim é saudável e natural  no incio de um relacionamento e geralmente todo casal passa por essa fase.O casal podem estar até casados, amar  o outro  e ainda estar apaixonado.A paixão está ligada também atração física.Pelo sentimento da paixão você é capaz de ir  ao outro estado ou até mesmo em  outro país só para ver a pessoa que você gosta.
A paixão gera decisões por impulso,Você não pensa nas consequências,quer viver o momento.Não pensa no dia do amanhã.
A paixão pode ser egoísta e passageira.
Quando a pessoa está apaixonada ela sente ciúmes.
Você pode ficar apaixonado por um tempo,ou alguma fasesda sua vida.
Quem está apaixonado pode até abrir mão dos seus  princípios
"Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. "1 Tessalonicenses 4:5

Exemplo de paixão na Bíblia:
Sansão e Dalila
Davi e Bateseba
Diná e Siquem


O amor.
O que é o amor?Descreva ai...
De acordo com dicionário:
"Amor, é o nível ou grau de responsabilidade, utilidade e prazer com que lidamos com as coisas e pessoas que conhecemos. 1 -
A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação. É tido por muitos como a maior de todas as conquistas do ser."Eu diria que o amor é uma entrega de duas pessoas.O amor entre um casal é algo único e duradouro.O amor constrói,cura,transforma.A pessoa quando ama quer ficar para sempre ao lado da outra.O amor é inteligente.A pessoa quando ama ela perdoa ,espera,renuncia.Quando a pessoa ama ela respeita o outra,tem compreensão e muita alegria."O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor." Romanos 13:10"As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam." Cânticos 8:7
O amor sempre vem de Deus.
Exemplo de amor na Bíblia:
Maria e José
Jacó e Raquel
Isaque e Rebecca
Ester e Assuero

Obsessão ou Amor doentio

De acordo com artigo Mulher.ponto.com ►
A obsessão amorosa é algo que domina a pessoa. A comanda e faz com que ela haja de forma obrigatória, como se atuasse contra a sua própria vontade.
Define-se obsessão como  um conjunto de idéias ou pensamentos de caráter persecutório ou, simplesmente, uma idéia fixa que se apossa da mente, levando o sujeito a desenvolver atos, manias ou rituais compulsivos na tentativa de aplacá-los, pelo menos momentaneamente.  Sendo assim, as compulsões são medidas ou atos defensivos tomados para descarregar ímpetos tidos como irrefreáveis e que tem como finalidade conter aquelas idéias e pensamentos ditos  obsessivos.

No processo de apaixonamento obsessivo, o objeto amoroso eleito toma formas independentes da realidade. Sua imagem é criada, idealizada. São suprimidos todos os aspectos não relevantes, negativos ou contraditórios, que o indivíduo apaixonado não consegue lidar. O significado do outro é simbólico, carregado de um imenso poder de aniquilamento
.
A obsessão amorosa pode se dirigir a uma ou várias pessoas, ou seja, ser mutante. Mas a sensação existente é de que sem aquele objeto de desejo momentâneo, não existe uma capacidade de viver, de dar sentido à vida.Há um desrespeito total aos dados da realidade objetiva e do outro. Não importa se o sujeito é correspondido ou não. A vontade do outro é desconsiderada. Se as coisas não caminham como o obsessivo quer, pode-se lançar mão de recursos extremos para se resolver isso. Os crimes passionais que se têm notícias através dos meios de comunicação podem ser exemplos disso.Pelo medo de perder o objeto de sua paixão e devoção o obsessivo pode entrar num processo defensivo que pode acabar por tentar destruir qualquer possibilidade de existência, manutenção ou continuidade da relação amorosa.
No entanto, com o devido tratamento psicológico é possível se reverter esse quadro. Após certo período de terapia, o indivíduo pode visualizar o ridículo de sua escolha afetiva ou de seus atos compulsivos perpetrados, das loucuras cometidas em nome do amor.  Quanto tempo perdido? Quantas amizades desfeitas? Quantas brigas e conflitos, envolvendo a família, amigos e até desconhecidos? Tudo isso é um preço muito alto, que ninguém deve pagar para poder ter alguém ao seu lado.Este tipo de manifestação de amor doentio, nada mais é do que um comportamento egoísta, um modo próprio da pessoa se relacionar, onde o outro em si não tem a menor importância.
Se não for aquele será outro com características semelhantes, perpetuando seu estado patológico, ou melhor, o agravando consideravelmente.
Por baixo do amor desmedido, pode arder um sentimento de ódio, de desprezo e desrespeito pelo outro.
Sob a capa de uma generosidade exacerbada, de estar sempre disponível e doador, o obsessivo pode tentar criar um clima de dependência, como uma forma de aprisionar o parceiro, de torná-lo escravo de seus favores e doações. Isto pode vir a representar nada mais do que um ato de profundo egoísmo e demonstração de poder sobre o outro.
O ciúme pode existir nesses casos, mas o que o obsessivo reivindica é a posse integral do outro, como algo que lhe pertence pura e simplesmente.
Geralmente as pessoas mais vulneráveis a esse tipo de envolvimento são frágeis, com históricos anteriores de dependência e que se adaptam bem à  situação pelos seus antecedentes,  por desconhecimento ou ignorância das facetas doentias do comportamento obsessivo. Vêem a dedicação excessiva com uma prova de amor, até que se comprove o contrário, até que a ficha caia.
As interpretações sobre esse tipo de comportamento vão desde projeções de figuras parentais não satisfatórias até a falta de serotonina no cérebro.
Outro agravante é quando mulheres obsessivas se deparam e se envolvem com homens sedutores. Eles captam a sua natureza e dizem para elas, tudo aquilo que elas querem ouvir. Fazem promessas que não podem cumprir. São gentis e aduladores. Abrem portas, mandam flores, escrevem poemas. Deixam as mulheres encantadas. Acenam com um futuro esplendoroso. Criam à sensação de um encontro único, maravilhoso. Gerando ou intensificando no outro a sua obsessão.  A relação se desenvolve em termos de disputa. De quem vai ganhar a parada. Um usando o outro, ambos com dificuldades de amar. Movidos pelo narcisismo, pelo egocentrismo e pelo egoísmo.
O sedutor tenta cair fora, se atira em novas conquistas e o obsessivo vai cobrar com juros e correção monetária as promessas feitas pelo seu parceiro, até o ponto em que a desilusão sobrevenha ou que algo dramático aconteça. .
A pessoa que obsessiva ela é controladora,é fissurada na imagem da outra.dorme pensando nela e acorda pensando nela e não quer compromisso e pode também enjoar e rejeitar  fácil também.
Exemplo na Biblia:
 Amnon e Tamar

Com amor e fé
Fabiana Matos
@eternoproposito











3 comentários:

  1. Ola, eu achei muito interessante esse artigo aqui, me ajudou a tirar um pouco de algumas duvidas que eu tenho sobre meus sentimentos por uma garota, cheguei a ficar na duvida se o que sentia era amor ou obsessão, mas me ajudou muito, agradeço imensamente por ter postado sobre esse assunto :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Bem contextualizado e embasamento comportamental. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo, muito bem colocado!!!

    ResponderExcluir