Como está a sua comunicação?

sábado, 27 de julho de 2013


Telefone-sem fim uma brincadeira muito divertida e praticada pelas crianças,é bem provável que na sua infância você já participou muito junto com os seus amigos,não é verdade?!Vamos relembrar qual é o objetivo e a   proposta dessa brincadeira?Como funciona?No minimo tem que ter  4 a 6 participantes para ter uma boa dinâmica.É feita uma roda,ou uma fila indiana.E o primeiro da fila,escolhe uma frase ou uma mensagem,e fala  para o seu colega do lado que tem a missão de repassar a mensagem  no ouvido do terceiro participante,e  um detalhe importantíssimo,a mensagem não poderá ser  modificada,nem  acrescentada tão pouco poderá tirar alguma "virgula",até chegar no último da fila ,que tem a missão de reproduzir em voz alta a mensagem que chegou até ele.É um jogo que exige,atenção,boa memória,boa dicção e trabalha com a  transferência de conhecimento e  a comunicação.Geralmente os resultados são incríveis,e é raríssima vezes que a última criança consiga reproduzir a mensagem de origem fielmente que foi lançada pelo primeiro participante da fila.Isso ocorre por vários motivos:falta de atenção,problema de interpretação.etc
Hoje falaremos sobre comunicação:
Para ter uma comunicação é necessário de 3 pontos importantes.  EMISSOR+ mensagem+ Receptor.
Aquele que fala(emissor) + informação(mensagem) + o que escuta(receptor).
A pergunta que eu quero te fazer é a seguinte:
Você está conseguindo se comunicar?A mensagem que chega ao seu ouvinte,seja no lar ,trabalho,entre amigos ,está sendo compreendida?
As pessoas estão conseguindo executar aquilo que você fala?Se  a resposta for sim,isso é muito bom!se for  não,é porque está tendo algum ruído em  sua comunicação.
O que deve ser feito?
1°Tem que  se avaliar  a transmissão:Foi emitido de que forma,escrita ou falada?Você fala de forma tranquila ou agressiva?É expressada de forma simples ou intelectual?
2°A mensagem chegou? foi enviada por e-mail? se sim,é interessante  nesse caso,perguntar a pessoa se  ela recebeu,ou pedir confirmação de resposta.Já se foi pessoalmente, você deve perguntar a pessoa se ela compreendeu o seu pedido e a sua mensagem,Outra orientação: Peça á ela que reproduza em voz alta o seu pedido.É uma didática de aprendizado que funciona,é  infantil?não.E sim uma estratégia de memorização.Isso facilitará que a sua comunicação tem bom êxito. 
Existe muitas maneiras de repassar uma mensagem.Evita passar informações importante de uma forma autoritária ou agressiva.Isso poder gerar bloqueio em outras pessoas.Busque sempre passar suas mensagens de forma objetiva e equilibrada.
É de suma importância se preocupar com a linguagem: Quando estamos em um ambiente corporativo,deve ser utilizada palavras técnicas,no ambiente familiar palavras simples.
Aprendemos com o mestre Jesus que conversava com todos:judeus,samaritanos etc.e para cada grupo ele usava um tipo de linguagem.Ao lermos os 4 evangelhos observaremos diálogos de Cristo falando através de parábolas,que era uma forma simples de passar a sua mensagem para aquele povo.
O que é uma parábola?
É uma espécie de alegoria apresentada sob forma de uma narração, relatando fatos naturais ou acontecimentos possíveis, sempre com o objetivo de declarar ou ilustrar uma ou várias verdades.
Outra parte da comunicação que quero citar é  a do telefone sem -fim.É uma informação dita de alguém e enviada e repassada ás outras pessoas.
Temos que ter muito cuidado ao falar de outras pessoas.Devemos checar se a informação é correta ou não.Avaliar a procedência,e se a fonte é segura.Pois gente para difamar e aumentar o ponto é o que mais existe.Fofoca é um câncer que tem destruído ,a família e a igreja.
A brincadeira do telefone sem fio é uma fofura na infância,já na vida real além de conflitos que é gerado é maligno.Se Deus abomina eu e você devemos abominar também.
E o que fazer com o fofoqueiro?1°Repreenda. Diga:"Ei,não quero saber disso"2°Diga:"vai lá e resolva com a pessoa."
Que possamos ser pessoas que edifica as outras pessoas.
Finalizo esse artigo citando dois versículos:
"Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei." Salmos 101:5
"Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:
Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos."Provérbios 6:16-19

Com amor e fé
Fabiana Matos
@eternoproposito















0 comentários:

Postar um comentário