Estamos noivos

domingo, 1 de setembro de 2013


Fecha os seus olhos e imagina agora o dia da cerimônia do seu casamento?Um lugar lindo,você e seu /sua noivo(a) lindíssimos , os convidados sentados nas cadeiras brancas de madeiras que vocês escolheram,a sua família feliz aguardando  a sua entrada,ornamentação fantástica,flores para todos lados,as daminhas,os pages,os padrinhos sorridentes,um sonho perfeito.Certo?!Tudo isso pode acontecer  se você saber planejar.Hoje gostaria de  dar dicas á você que está noivo(a) ou que está namorando  e já  está planejando se casar no ano de 2014.
A fase do noivado é muito especial,é a época da preparação para uma nova etapa da vida que é o casamento.
Essa fase é como uma corrida ,não basta só correr,tem que se preparar fisicamente ,emocionalmente ,para não desistir no caminho e tão puco ter problemas até a chegada do dia "D".
Para começar e quebrar uma paradigma.A nossa cultura ocidental tem como principio que o dia do casamento é  só o dia da noiva.E é algo que pode gerar conflitos.Fui recentemente á um casamento em que a noiva e a sua família que  arcaram com o pagamento da festa e devido a isso limitou-se  e restringiu a quantidade de pessoas que seu noivo poderia convidar,e quando foi no dia da festa do casamento,só havia parentes e amigos do seu lado, e seu noivo apenas pode convidar os seus pais e irmãos.Eu fiquei pensando que egoísmo.Não,concorda?!
O casamento é dos dois.Por isso que os noivos devem sonhar juntos com cada parte da cerimônia. Independentemente quem irá arcar  financeiramente coma festa.Tudo isso é um acordo.
Mas antes em falar em planejar a festa  do casamento.
Vamos para as primícias.
Se o casal decide se casar é porque tem amor um pelo outro ,atingiram a idade do amadurecimento e sabem o valor da família.
A noiva precisa ter conhecimento do é que esperado por ela como futura esposa:
-Uma esposa fiel e submissa ao seu esposo.
-Cuidar da família e administrar o seu lar.
-Mesmo  a noiva  possuir formação acadêmica e  ser uma excelente profissional  é fundamental saber como: arrumar uma cama,cozinhar,receber as visitas,ter etiqueta.
-Ser mãe

O noivo precisa ter também o conhecimento do que é esperado dele no casamento:
-Amar a esposa e ser fiel
-Ser o líder da casa
-Responsabilidade
-Saber administrar a financia da família(é interessante já no noivado,o casal conversar e deixar acordado de  quem ficará responsável pelas contas da casa,pode ser dividido,exemplo: ele fica com as prestações da casa e a compra do mes e ela para pagar as outras contas).
-Todo homem precisa saber no minimo :trocar torneira,lampada.etc
-É interessante o rapaz saber fazer tarefas domesticas,mesmo se ele tiver condição de contratar serviços de terceiros,imagina se um dia precisar fazer?não será problema para ele,não terá que pedir socorro a sua mãe ou  a sogra. 
-Ser pai 

Cursos:

Como cristã,vejo que ainda falta nas igrejas  curso de preparação  para noivos.
Caso na sua igreja não tenha curso de noivos,sugira.
Vamos preparar os jovens cristãos para o casamento.
Tem muitas jovens que casam sem saber quando tomar o remédio anticonceptivo e devido a falta de conhecimento e orientação acabam engravidando no  segundo ou terceiro mes do seu casamento.a questão não é engravidar pois filho é uma benção,a questão é engravidar prematuramente,eu aconselho os meus jovens quando  se casam, que aguardem e curte um ao outro  no  período  de no  minimo  de 1 á 2 anos,pois os primeiros 2 anos é fase é de adaptação.
Hoje o celeiro de formação acadêmica dos irmãos é muito elevada hoje em dia nas igrejas,graças a Deus.Temos profissionais de todas áreas: saúde(médicos,psicólogos,enfermeiros,dentistas)etc .na área de segurança e muitas outras áreas.
Que possamos aproveitar a capacitação do irmãos e inserir na formação cristã.
Quem você deve convidar?
- médicos,psicólogos,sociólogos  cristão para dar palestra sobre DTA( doenças sexualmente transmissíveis),falar sobre a saúde.
-economistas,administradores,contadores   cristãos para dar palestras na área financeira.
- Dentistas cristãos para dar aula de higiene bucal
-Profissionais na área de Ti( dar curso de informática)
-Psicologos(orientação familiar e comportamental)
-Advogados: Orientação/consultoria  de causas trabalhistas.direitos civis etc

Talvez você me diga,bom Fabiana eu e o meu noivo já sabemos tudo isso que você falou,já estamos prontos.
Então agora é preparar para a festa de casamento.Mas antes disso vocês já tem um moradia?vocês morarão de aluguel ou casa financiada /quitada?Pois não basta só comprar um par de aliança ,e em falando em pares de aliança em média o valor está entre R$ 450,00 até R$2,000 reais.
Quem casa quer casa?assim diz o ditado popular.É pura verdade.
Evite casar se não saber onde irá morar. ok
A cerimônia religiosa:
 É fundamental,caso vocês desejam fazer uma festa simples,aconselho não abrir mão da cerimônia religiosa,lembrando que é o dia de vocês,e  que se  casa só uma única vez nessa vida.A benção de Deus é o mais importante que a festa.
Pensando em festa?
O correto é que o casal de noivos se envolva e escolha tudo juntos,para que não sobrecarrega só uma parte só.
Decidam o dia,a igreja o local da cerimônia religiosa.e Faça muito orçamentos,e outra dica,evite entrar no casamento com dívidas extensas.Façam um festa que dê no orçamento.
Algumas pessoas fazem chá de panela,Lingerie,isso é bom fazer 3 meses antes do casamento.
Lua de mel:
Planeje a sua lua de mel e local: se for em outra cidade ou país, é aconselhável que a viagem seja no outro dia do seu casamento,para que evite cansaço e estress. Não esqueça de levar a máquina fotográfica.
Muitos  casais fazem pacotes de lua de mel .tem muitas companhias que prestam esse serviço.Estadia ,café da manhã,almoço,translado.passagem área. etc
As roupas do casamento?será alugado ou comprado.não deixa para última hora.Já vai pesquisando valores.

Emoção/Buscar a Deus.
Nessa fase do noivado é muito importante que ambos estejam orando,buscando a Deus,para que tudo seja abençoado no processo de planejamento até execução  e que as emoções sejam controladas pelo Espirito Santo.É importante ter paciência e sabedoria para dar tudo certo.
Ao ivés de brigar buscar solução.
Fica  algumas orientações,espero que tenha gostado
e que Deus venha abençoar o seu noivado ou futuro.
Você foi vocacionado para o casamento e ser feliz!
O que Deus uniu, o homem não separe!” (Marcos 10,1-12)
amém
com fé e amor
Fabiana Matos
@eternoproposito
















0 comentários:

Postar um comentário