O que é propósito?E qual é o seu propósito de vida?

sábado, 19 de outubro de 2013





Olá,querido leitor!
Você sabe  responder essas perguntas:
1)O que é propósito?
 2)Qual é o propósito da sua vida? 
 Deus tem muitos propósitos para  mim e  para você,talvez você esteja curioso para saber as respostas sobre esse assunto,pois é uma questão muito comentada,e também indagada por cada um de nós.Que o Espirito Santo me conduza a clarear o seu entendimento,
Vamos lá !!!

1)O que é Propósito?


"Grande vontade de realizar e/ou alcançar alguma coisa; desígnio, aquilo que se busca atingir; objetivo."dicionário Aurélio.

2) Qual é o  seu propósito  de ,vida?

Essa é uma questão muito ampla quando se diz em individualidade e em conceito.podemos dividir em subtemas para facilitar a   compreensão: 

1.Propósito individual:

Todos nós temos caraterísticas específicas e únicas que vieram impressas em nosso código genético.
Exemplo: altura,tipo físico,agilidade,inteligência,percepção,algumas pessoas são mais emotivas que outras. e ai vai.E a medida que a pessoa vai se desenvolvendo,   começa a buscar e associar sobre alguns assuntos sejam de ordem : literária,esportiva, musical,artística, ou também por  ter sido atraído por um desejo/dom,ou influenciado por outras pessoas.O primeiro ponto chamamos de vocação e o segundo de influência social.

O que é vocação?

Vocação é um termo derivado do verbo no latim "vocare" que significa "chamar". A vocação é uma inclinação para exercer uma determinada profissão ou um talento (aptidão natural) para executar algo. que traz satisfação .
Exemplo: ser um dentista,corredor,músico,artista,professor,pastor ,gostar de esportes radicais etc.A pessoa escolha  fazer por decisão própria.

Influência Social?

É quando a pessoa adquire hábitos,costumes comportamentais por influência do meio que é  educado e vive.
Exemplo:  usar um tipo de roupa porque os amigos(as) também usam,cortar o cabelo de tal forma ,porque viu alguém com o  mesmo estilo de corte,gostar de um esporte por causa do pai,fazer natação ,ballet ,estudar algum idioma por que os pais matricularam.

A diferença entre vocação e influencia  social?

Vocação está ligada  a satisfação pessoal e influencia social é atender ou imitar o que a sociedade e  outras pessoas  fazem ou ditam como regra ou estilo de vida.

É bem sabido que no decorrer da nossa vida descobrimos o que gostamos de fazer porque outras pessoas nos apresentam. e também de alguma forma somos atraídos devido termos  dons e talentos que são dados por Deus.
Exemplo: Existem pessoas que aprendem tocar ou cantar,sem nunca ter ido à uma escola de música
É incrível não é verdade?
A questão então é : descobrir quais sãos os dons,talentos que temos para  poder então, potencializar e  gerar resultados positivos.

DESAFIO: 
Pega 1 caderno e uma caneta, agora!
Primeiro passo:
Pensa sobre a sua personalidade,se é uma pessoa expansiva ou agitada?
Segundo passo  :
Pensa nas cores que gosta de usar, qual é o seu estilo musical?  Os lugares que gosta de frequentar,o que mais te dar prazer em fazer?Quais os assuntos que  mais  te chama  atenção,seja na tv,rádio, no jornal ou na internet?E transcreve para o papel .
Vai fazendo uma  lista de tudo que você gosta de fazer de melhor.Seja em saber ouvir,escrever,comunicar,resolver problemas.gostar de tecnologia,consertar aparelhos eletrônicos,etc.
Terceiro passo:
Peça para alguém também te ajudar nessa avaliação ,pergunta a  essa pessoa o que ela  consegue identificar de dons , talentos e qualidades em sua vida.A resposta dela deverá ser incluída  na sua lista.
Porque pedir a  opinião?A pessoa de fora poderá ter uma percepção de algo que você ainda não tinha despertado ou percebido sobre algumas qualidades que  você tem.
Quarto Passo:
Após fazer isso,dê uma nota entre 0 a 10 em cada item.
Os itens que alcançarem notas  entre 8 a 10.Estão associados  aos seus pontos fortes ,é o que você deverá  investir no seu propósito individual/pessoal!
caso ainda não tenha desenvolvido e ou aperfeiçoado essas aptidões que você tem.Procure uma maneira de  focar e gastar energia naquilo que você sabe  fazer de melhor e também em tudo em que deseja alcançar.

Exemplo: Se o seu dom é cuidar de pessoas,a probabilidade de você ser uma enfermeira/bombeiro/militar é 99% de sucesso.Matricula-se na faculdade e faça o vestibular para ser enfermeiro(a).ou para o exemplo de quer ser bombeiro/militar, se inscreva no concurso e estude para passar,pois a aptidão você já tem.
Quando descobrimos o nosso propósito individual as nossas escolhas  geralmente são norteadas por elas. A visualização do alvo fica  tão nítido que gera dentro de nós uma  expectativa,motivação de alcançar tudo o que foi traçado.
Lembra-se, nascemos para produzir ,ter bons resultados,talvez os caminhos não serão tão fácies,A vida é assim mesmo,tem altos e baixos,mas também tem o tempo da colheita e glórias.
Só precisa  ter o plano , objetivo, fé, esforço,o querer,determinação, acreditar,confiar e lutar .Ai meu amigo(a)Você irá longe, conquistará muita coisa nessa terra.

Na administração,nós temos a escola  da teoria da motivação que segue como doutrina a piramide de Maslow,que explica e orienta a pessoa a ter compreensão  das suas  necessidades pessoais,começa pela  base que é  ordem  fisiológicas e vai  até topo com  a realização pessoal:
Observe essa teoria e veja se faz sentindo para sua vida:





2.Propósito Familiar

Então o Senhor Deus declarou: Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda ... (Gênesis 2:18)

No  laboratório chamado família,devemos entender que Deus ama a família.E fez o ser humano para ter um lar.O Senhor deu á cada membro da família uma função:O pai é o lider,que planeja ,o provedor,educador  o cabeça,esposo e pai fiel . A mulher é a que edifica , constrói  gera vida.os filhos,planeja junto ao marido,é uma esposa e mãe fiel.Os filhos são heranças dada ao pais,é exatamente  o motivo  daquela família existir.tem o papel de serem obedientes de aprender o que for ensinado e contribuir com harmonia ,obediência ,amor .
E a benção do propósito vem com o casamento entre o homem e a mulher.Deus abençoa o matrimonio.e o casal que sabe o que é uma aliança matrimonial,tem bons frutos desse relacionamento.Casamento não é brincar de casinha e sim,ter  amor,compromisso ,responsabilidade .é viver  com foco de crescer.E para isso o casal tem que ter os mesmos objetivos,sonhos e caminhar em uma única direção.
O propósito familiar é primordial na vida de cada um.Existem muitos lares destruídos,devido as pessoas não entenderem o propósito familiar,e decidem egoisticamente seguir cada um o seu caminho.E as consequências são dores,perdas e buracos no tecido da alma.
Quando temos uma família, aprendemos a razão de amar,temos um porto seguro,um refúgio,identidade,alegria,orgulho e alicerce.
Um família que conhece o amor ,valoriza a cada membro  saber servir,sabe incentivar uns aos outros é sem dúvida nenhuma uma família feliz 
Quando temos um lar  estruturado em amor,o que mais queremos é voltar para casa no final do dia.

3.O propósito Espiritual.

Somos seres  feitos de carne e espirito.
O ciclo da vida é nascer e morrer.A carne vai para baixo da terra.e o espirito vai ter 1 destino :o céu ou o inferno.O propósito espiritual  é encontrar o criador,fomos gerados por Deus que é o nosso criador.A nossa vida pertence á Ele,somos sua feitura.E devemos aqui na terra,encontrar com Ele estabelecendo um contato.
através da oração, e adoração.A razão que estamos aqui na terra,não é só terrena,e sim o espiritual.Existe uma única maneira de estarmos ligado eternamente com Deus .É o que denominamos plano de salvação através de Jesus Cristo o filho de Deus que morreu pelos nossos pecados.
Medita nessas passagens biblicas:

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." Efésios 2:8
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. "1 Timóteo 2:5
"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." Romanos 10:9
"O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. "Romanos 8:16
"Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Romanos 8:14
Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? "1 João 5:5
"Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus." João 3:5
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus."João 3:16-18

Quando temos um encontro com Criador através seu filho Jesus,na mesma  hora começa uma nova vida,novos valores são colocado na nossa vida.A verdade é mostrada,A nossa mente e coração são modificadas conforme a vontade do Senhor,começa o processo milagroso da transformação.O novo nascimento  é algo fantástico.Compreendemos o amor de Deus, desejamos ter comunhão com Ele todos os dias,aprendemos a ouví-lo e a obedecê-lo desejamos ser guiado pelo Espirito Santo de Deus Amamos as pessoas e andamos em santidade.Santidade é  ficar longe do pecado.Se caso você não tem vivenciado o propósito espiritual peça á  Deus que Ele concede.

Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos 10:13
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13

Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:16

Quando entendemos os propósitos de vida tudo faz sentindo!Sabemos o que  lutar e buscar.

4.O Propósito dos Relacionamentos

Somos um ser relacional.como Deus fez cada um de um jeito e bem especial,quando nos relacionamos uns com outros existe um complemento de idéias,de aprendizado,observarmos o estilo de vida e comportamento do outro.
É muito bom interagir com as pessoas.
Aprendemos que relacionamentos tem 2  níveis  : 
1)O  pessoal:
O pessoal está relacionado com pessoas próximas ,íntimas  o qual você tem o contato e uma comunicação  direta.  
Exemplo: família,amigos,vizinhos... etc.

 2)O informal. 
O informal,são pessoas que você comunica devido uma necessidade,mas não trás para sua vida pessoal.
exemplo: Professores,gerente de banco,colegas de trabalho. etc

Se você descobrir o propósito nos relacionamentos,conseguirá  apresentar as pessoas  quem é você o que pensa e também extrairá o que tem de  melhor das pessoas e consequentemente terá bons proveitos das suas relações.

4)O Propósito do amor
O amor é a essência da nossa vida.Como é bom amar e ser amado.
Devemos amar não a base de troca,devemos amar,porque é um ensino de Deus.A Palavra de Deus diz que devemos amar até os nossos inimigos.
O propósito do amor é unir uns aos outros é  respeitar e tratar bem á todas as pessoas que nos cercam,sejam elas da família ou não.


O amor:
une,
cura,
transforma,
dar vida,
renova,
perdoa,
gera confiança,
liberta,
vence.

"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos."

1 João 4:7-9

5)O propósito da dor

Existe algum propósito na dor,e nas lutas?sim existe.
Através da dor reconhecemos que precisamos de cura,de Deus do amor.A dor e problemas que surgem em nossas vidas ajuda a sermos um ser humano : mais um humildade,revela a nossa fragilidade,desperta a nossa sensibilidade ,mostra também o quanto devemos ser gratos a Deus.Que devemos mudar.Tempo de agir.
"Pois o que não nos mata fortalece".
Jesus o nosso Senhor sabe muito bem  o propósito da dor,no caso Dele era para nos salvar.
Talvez sua dor seja:
- para curar outras pessoas
-libertar de tudo que vem tem aprisionando  emocionalmente  e espiritualmente.
- amolecer o seu coração duro e fazer você se aproximar mais de Deus
-Ser um verdadeiro adorador.
O salmos mais lindos que tem na Bíblia foram escritos na época que o salmistas estavam passando por sofrimento.
-ser mais humano ,parar de olhar para suas dores e ver que no mundo existe pessoas que sofrem muito mais que você.
-ser paciente,
-cauteloso(a)
Deus promete que não virá sobre nós provação maior do que aquela que pudermos suportar. Fiel é Deus que, juntamente com a provação, dará também o escape para que a possamos suportar. Ele nunca falha,  (I Coríntios 10:13; II Timóteo 2:11-13). 

Descubra o propósito da dor  ao perguntar a  Deus.e Ele irá te responder.E ai,sabe o que acontecerá? você passará por essa fase não murmurando,ou lastimando ,mas com uma postura diferente.pois você saberá o motivo de tudo isso.
amém



Com amor e alegria

Fabiana Matos
@eternoproposito
















2 comentários: