O princípio da honra

domingo, 25 de maio de 2014



Hoje abordaremos sobre o seguinte tema "O principio da honra"
Primeiramente,  te faço essas duas perguntas:" você é uma pessoa honrada"?
"Sabe honrar a Deus e as pessoas"?

Vamos entender o significado dessas palavras a seguir:

O que é honra?

Segundo o dicionário:
"é a avaliação do procedimento de uma pessoa e estado social baseado nas adoções daquele indivíduo e ações. O oposto de honra é a desonra (ou opróbrio).
1- Princípio de conduta pessoal baseado na ética, honesti-
dade, coragem,etc. Dignidade. Honradez.
2- Demonstração de respeito para com pessoas de mérito.
3- Castidade da mulher. Pureza. Virtude.
4- Lugar de relêvo, de importância.


O que é honrar?
Prestar honra , respeitar,ato de reverenciar.

Quem eu devo honrar?

1°. Deus
"Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. "Apocalipse 4:11

Eu preciso honrar ao Senhor com  a minha adoração,fé,amor,estilo de viver,com as minhas vestes,através
das minhas atitudes,ofertando e dando dízimos a casa do Senhor(.Pv 3.9)
Todos os dias da minha vida eu devo honrar ao Senhor.

2° Os  meus  pais

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Êxodo 20:12

O principio de honrar os pais tem que ser algo natural na minha vida.
Eu percebo que muitos filhos não honra os seus pais ,pode ter certeza que quando forem pais é bem provável que seus filhos,também  não honrarão.Sabe o por quê?Pois quando aprendemos qualquer principio bíblico,colocamos em prática,se torna o nosso estilo de vida e ensinamos a outros também.
"O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra." Pv 21:21
E o beneficio de honrar os pais é fantástico,os anos da nossa vida se prologam na terra.
Quer viver muito na terra?Honre os seus pais.

3° O meu irmão(a)
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12:10

Todos nós queremos ser honrados,mas o principio da palavra de Deus é claro,devemos dar preferencia de horar os outros.Isso significa que toda a oportunidade que eu tiver para honrar o meu irmão eu devo fazer.Se você coloca essa verdade na sua vida,não será nenhum constrangimento honrar as pessoas em público,não será visto como "bajulador" e sim ,uma pessoa que tem o coração que sabe exaltar as virtudes do próximo e deixá-la em evidência.
O principio de honrar as pessoas é nunca esperar ser honrado e sim honrar e sem esperar algo em troca!
O seu valor quem dá é Deus.
"Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará". Tiago 4:10

4°A mim mesmo

"Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;" 1 Tessalonicenses 4:4
Deus me  chamou para ser vaso de honra,eu  preciso viver uma vida  honrada,honesta,ter boa fama,dar bons exemplos ser referencial de cristão.
Quando eu aprendo a me honrar isso significa: que eu me valorizo,cuido de mim,não aceito qualquer coisa e sim o melhor dessa da terra,seja na vida sentimental,profissional ou nos meus relacionamentos.
Quando eu coloco a honra em prática eu digo à  Deus que estou cuidando muito bem do sopro de vida que Ele me deu.
Quando eu vivo a  honra eu estou dizendo:" Eu não abro mão dos meus valores e princípios cristãos".
Os benefícios serão grandes desse princípios,pois quando sabemos proceder de forma honrosa e digna,as pessoas desejarão nos imitar e terão orgulho.
Os meus pais terão orgulho,a minha família,amigos.E isso é maravilhoso.



5°Honrar as viúvas

Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas. 1 Timóteo 5:3

Honrar,prestar auxilo e cuidar das pessoas que não tem mais os seus cônjuges.
Não podemos esquecer dos(as) viúvos(as),é o nosso dever.É uma expressão de amor e zelo.
amém



Graça e paz

Fabiana Matos
@eternoproposito












0 comentários:

Postar um comentário