Lidia : Exemplo de Mulher hospitaleira

terça-feira, 24 de novembro de 2015




"E dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedônia, e é uma colônia; e estivemos alguns dias nesta cidade.E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso."
Atos 16:12-15

Você já ouviu a expressão "Fulano é bem hospitaleiro", afinal o que significa ser uma pessoa hospitaleira ? veremos um exemplo de uma mulher que foi hospitaleira e também o que a bíblia fala sobre esse assunto.


O que é ser uma pessoa hospitaleira?

Característica ou qualidade da pessoa que sabe receber alguém em sua casa ou em qualquer lugar, sabe tratar e expressar  com gentiliza e amabilidade  qualquer pessoa.


O que a bíblia ensina sobre ser hospitaleiro(a) é:

1. Amigo do bem

"Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; "Tito 1:8

Ser hospitaleiro é fazer o bem,fazer o que é certo em todos os momentos.Seja uma pessoa do bem,escolha sempre o lado certo de qualquer situação,esteja disposto a fazer o que precisa ser feito.Ajude no quer for preciso.

2. Não é reclamar

"Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações." 1 Pedro 4:9

Uma pessoa hospitaleira é aquela que vendo algo errado decide mudar aquela situação é uma pessoa proativa , que ao invés de brigar  decide resolver.Geralmente o murmurado é uma parasita em pessoa,ela quer ver as pessoas resolvendo o problema dela.Resmungar só trás discórdia e ser hospitaleiro pode salvar vidas.

3. Não esquecer 

"Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. "Hebreus 13:2

Nunca devemos deixar de ser amáveis e gentis não somente em palavras e sim principalmente em atitudes, qualquer pessoa que chegar na sua casa ou até a você é importante dar atenção,ser cordial ,providenciar o que a outra pessoa necessita. Exemplo:  a pessoa não tem cobertor,providência o cobertor ,a pessoa não tem um quarto para dormir uma noite,se precisar doe o seu quarto.

4. Seguir

"Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;" Romanos 12:13

Quando se diz seguir a hospitalidade é se permitir ser uma pessoa útil que estende a mão para o próximo,é buscar viver uma vida olhando mais para as pessoas do que para si mesmas.Se alguém o governo,a igreja qualquer instituição pedir ajuda,abre o teu coração e seja generoso.Faça a sua parte!



Exemplo de Lídia:

O texto bíblico diz que Lídia era uma serva de Deus vendedora de púrpura.A púrpura era uma tinta que tinha um grande valor na Antiguidade por não desbotar - ao contrário, ela se torna gradualmente mais brilhante e intensa com a exposição ao tempo e à luz do sol.Ela morava em Tiatira e quando Paulo esteve naquele lugar ela foi uma das pessoas que ouvia a sua pregação,e após terminar a reunião dos irmãos,ela fez um convite à Paulo para ir pousar em sua casa,ela não o conhecia ,mas o seu coração era de Deus e hospitaleiro.Devemos ser como Lídia,em qualquer oportunidade que chegar até nós devemos ser solícitos e disposto a servir. Se você que diz ser cristão e entendeu o que a bíblia ensina sobre ser  hospitaleiro com alguém não pensa duas vez em exercer o que a bíblia ensina é mandamento do Senhor.Dessa forma você estará expressando a sua fidelidade a palavra de Deus.Seja amável e solidário.


Fabiana Matos
@eternoproposito




0 comentários:

Postar um comentário