7 Quebra-gelos (dinâmica para o seu grupo)

sexta-feira, 4 de novembro de 2016


Resultado de imagem para esfera de isopor1.Tema: Pensamentos

Material: 1 esfera de isopor, 1 caixa de palitos de dente e canetinha preta.

Execução:
Pinte metade dos palitos de preto,
distribua palitos pretos e palitos claros (sem pintar) para cada participante,
depois pergunte quais deles já pensaram em desistir de algum sonho,ou quais deles já ouviram algo ruim de alguém, criticas, etc..
 e então passe a esfera para cada um, aquele que já teve esses casos negativos, espeta a esfera com o palito preto. Use quantos palitos forem necessários.
Depois pergunte se eles já conseguiram fazer algo que eles achavam que não conseguiam, se já foram elogiados por alguém e peça para eles dizerem qual foi o elogio, se quiser faça outras perguntas com respostas positivas.

Moral: A esfera é a nossa mente, os palitos pretos são tudo aquilo que o diabo tenta colocar na nossa mente para nos paralisar, e os palitos claros são o que Deus fala sobre e para nós.
Que não devemos dar ouvido ao que ao diabo diz, mas sobre o que Deus diz ao nosso respeito, e o nosso ''manual'' para isso é a bíblia.

Enviado pela leitora Isabela Tavares.



2 . Tema: Não Jogue os seus sonhos fora

Material: 
Papéis e canetas.


Preparação:
Dê um papel e uma caneta para todos os participantes da célula. Peça a eles para pensar e escrever o sonho deles, o que eles mais desejam alcançar. Quais alvos desejam atingir, peça que escreva. Você pode dizer que ninguém vai ler o que está no papel para a pessoa ficar mais a vontade. E vai ministrando em cima disso para ajudá-los a escrever. Marque um tempo para eles escreverem. Enquanto isso posicione um cesto de lixo, ou pode ser qualquer cesto qualquer.
Quando terminar o tempo, ou quando todos já terminaram. Lembre-se de dar uma palavra incentivando a correr atras do sonhos, coisa do tipo: "E lembre que o inimigo pode armar muitas armadilhas para vocês caírem e desistir dos teus sonhos, mas você pode vencer se ouvir a voz de Deus."

Nesse momento você pode dizer assim: "Era isso que eu queria trazer para vocês hoje, pode amassar e rasgar o papel se quiser e jogar aqui nesse cesto de lixo." E passa com o cesto de lixo para certificar que todos joguem fora. Caso alguém não queira tente insistir de alguma forma.

Então você finaliza perguntando o que fizeram. Por que jogaram seus sonhos no lixo?
Vão ter varias respostas. Uma muito interessante que eu aproveitei foi:
- Joguei fora porque você mandou jogar.

Moral:
Então, você pode mostrar que é isso que o inimigo quer que você faça. Ele diz isso o tempo todo, através da midia, através dos desejos deste mundo. Se dermos atenção "as vozes do inimigo" estaremos jogando nosso sonho no lixo.

Pode acrescentar que muitas pessoas não acredita que você pode alcançar o seu sonho. Dizem ser besteira. Dizem que você não nasceu com dom para tal coisa. Estão querendo que você jogue seu sonho no lixo, as vezes as pessoas fazem isso achando estar protegendo a pessoa.

Não Joguem o seu sonho no Lixo. Deus diz que você é vitorioso.

Enviado por Jackson José.


3. Tema: Fardo

Tempo: 5 minutos.

Material: Sacos de feijão, açúcar ou qualquer outra coisa que seja pesado. Pode-se encapar os sacos com papel/sacola de sua escolha.  

Desenvolvimento: Peça a um voluntário para participar da dinâmica (uma pessoa fraca seria o ideal). Avise a ele, para todos da célula ouvir, que se não aguentar os fardos, pode falar. Com ele do seu lado, peça para estender os braços, entregue apenas um (fardo), e durante toda a ministração você vai e coloca vários fardos na mão do voluntário, se cair no chão pegue novamente e entregue para voluntário, até que ele não consiga mais segurar os fardos, ou peça para parar. Caso, até o final ele continuar firme, tire os frado dele e veja qual será atitude e expressão dele.


Moral: Assim, é como o inimigo faz com agente, cada vez que agradamos a ele, ganhamos fardos, um atrás do outro. Elevar pesos causa dor, desanimo, trauma, lesões. Deixe hoje, Deus tirar seus fardos.
(Mateus 11:30) "Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve".

Quebra-gelo enviado pelos leitores e casal Raquel e Felipe Andrade.


4.Tema: Não podemos seguir sozinhos
Tempo: 5 Minutos

Desenvolvimento: Pedir a todos que se apoiem em um pé só, onde deverão dar um pulo pra frente sem colocar o pé no chão, um pulo para direita, e para esquerda, se abaixar e levantar.( Muitos iram desequilibrar e cair).

Moral: Não podemos ser individualistas, e seguir sozinhos. Podemos cair e não conseguir levantar. Para conseguir, basta apoiar no ombro da pessoa que esta ao nosso lado. Assim, iremos caminhar juntos e avançar como corpo de Cristo.

Eclesiastes 4: 9-10, Isaías 41.6 

Quebra gelo enviado pela leitora Letícia Dias.




5. Tema : Seguindo a voz de Deus

Objetivo: Levar o grupo a refletir que nos dias de hoje ouvimos tantas “vozes” que muitas vezes esquecemos da de Deus.

 Material: Um prêmio (Caixa de bombom, balas, pirulitos, etc.);
1 Bíblia;
1 venda para tapar os olhos.

Desenvolvimento: Coloque a Bíblia em um lugar em que seja possível encontrá-la, mas não de forma tão fácil;
Escolha uma pessoa para ser vendada e guiada. Peça para que ela se retire do local para que seja possível combinar com os outros participantes a brincadeira;
Escolha uma pessoa para guiar, somente com a voz, aquela que será vendada até a Bíblia (esta fará o papel da voz de Deus);
Todo os demais participantes, usando somente a voz, deverão guiar a pessoa vendada para caminhos que a distanciem da Bíblia;
Se a pessoa que representa a voz de Deus conseguir seu objetivo ganhará, junto com quem ela guiou, o prêmio. Caso contrário os outros ganharão.


6.Tema: Jesus o único caminho

Tempo: Menos de 5 minutos.
Material: Um molho de muitas chaves e um cadeado.

Desenvolvimento: O líder pede para cada um do grupo tente abrir o cadeado, deve-se observar quem escolhe a chave mais adequado para abrir o cadeado e quem pega qualquer uma e se frusta com cada escolha.

Moral: Jesus é o único caminho, não adianta escolhermos outros caminhos para chegar ao Pai, devemos escolher Jesus, e Ele quem abre as portas do céu.


Quebra-gelo enviado pelo leitor Milton da Costa Fagundes Roquini.



7. Tema: Qual caixa de bombom prefere?
Material:
2 caixas de bombons, jornal, embrulho de presente, pedras.
Preparação:
Embrulhar uma das caixas com jornal, a outra abrir tirar os bombons das embalagens e colocar pedreras e jornal dentro das embalagens de bombons, fechar a caixas com os falsos bombons e embrulha-la com um papel de presente bem bonito.
Inicie a dinâmica dizendo que trouxe dois presentes e mostre as caixas, peça para que o grupo escolhe qual ele quer abrir primeiro, ao tirar o embrulho todos verão que serão iguais (aparentemente), depois abra as caixas e deixei que DEUS ministre naturalmente.

Moral: Muitas vezes o inimigo usa coisas parecidas com as DEUS que são reais, precisamos estar em comunhão com DEUS para não sermos enganados, tomar cuidado principalmente em namoro, para que o Senhor abençoe nossa família no futuro, pois agora pode parecer verdadeiro mais depois se não for de DEUS aparecerá a mentira.
Enviado por Roberta Guarnieri.


Fonte: Site Quebra-gelos




0 comentários:

Postar um comentário